Reuters
06/08/2001 - 12h31

Jamaica incentiva turismo para se desvincular da imagem da violência

da Reuters

O governo jamaicano lançou uma campanha de custo inicial de US$ 5 milhões para desfazer a imagem negativa que o país adquiriu após uma onda violenta de confrontos que matou pelo menos 25 pessoas no início de julho.

O turismo é o setor mais importante e o que mais cresce no país, e o governo não quer correr riscos de afastar os visitantes.
Mais de 1 milhão de turistas gastou US$ 1,3 bilhão no ano passado na ilha caribenha famosa pelos resorts hedonistas e pelo ícone do reggae, Bob Marley.

Porém a imagem do país foi manchada há cerca de um mês, num episódio de violência envolvendo policiais e habitantes de favelas do oeste da capital, Kingston, área que tradicionalmente é foco de disputas entre gangues.

O premiê P. J. Patterson convocou o Exército para restabelecer a ordem no país, enquanto jornalistas internacionais veiculavam pelo mundo imagens de soldados, tanques e corpos em estado de decomposição pelas ruas da capital.

Em resposta, o governo jamaicano aprovou a campanha turística Operação Crescimento (Operation Grow), uma alusão a um trecho da música "One Love" (um amor), de Bob Marley, que virou símbolo contra a violência social no país durante os anos 80.

Na semana passada, anúncios de televisão começaram a ser veiculados nos EUA, que enviam à Jamaica 71% dos turistas estrangeiros. A campanha deverá se estender para a Europa, e o governo jamaicano espera conseguir novos fundos no próximo ano.

John Issa, proprietário dos resorts SuperClubs, acha que o episódio recente pode afetar o setor.

A Operação Crescimento vai incluir viagens de jornalistas internacionais à ilha para que eles mudem sua idéia sobre o local.

Para o governo, as imagens da violência veiculadas pelos meios de comunicação davam a entender que ela ocorria em todo o país. Mas, de fato, os incidentes ficaram restritos a uma área no oeste de Kingston (sul da ilha) e não atingiram as mecas do turismo, como Montego Bay, Ocho Rios e Negril, nas costas norte e oeste.

Algumas empresas de turismo do país estão envolvidas na campanha, como os resorts Sandals, SuperClubs e Couples, além da companhia aérea Air Jamaica.

O país tem problemas com sua imagem no exterior há muito tempo. Mesmo quando Marley atingiu o pico da fama, nos anos 70, com sua mensagem de paz, partidos políticos armaram gangues em guetos de Kingston para assegurar territórios. Mais de 500 pessoas foram assassinadas na campanha eleitoral de 1980.

Grupos de direitos humanos internacionais dizem que a nação de 2,6 milhões de habitantes tem um dos maiores índices de assassinatos per capita do mundo.

Somente neste ano, o país já contabilizou mais de 500.
De acordo com a Associação dos Estados Caribenhos, a receita com turismo em 2000 cresceu 7% em relação ao ano anterior e manteve a Jamaica como a quinta ilha caribenha mais procurada pelos turistas, atrás da República Dominicana, de Porto Rico, de Cuba e das Bahamas.
 

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