Reuters
06/08/2001 - 18h48

Plano de paz na Irlanda não sai antes de prazo final

da Reuters, em Belfast

O principal líder protestante da Irlanda do Norte, David Trimble, disse hoje que um acordo de paz intermediado pela Irlanda e pelo Reino Unido não será fechado antes do prazo final, à meia-noite (21h de Brasília) de hoje.

Observadores internacionais disseram que o IRA (Exército Republicano Irlandês) propôs baixar suas armas "completamente e de modo verificável". A oferta rompe um longo impasse no processo de paz da Irlanda do Norte.

Trimble elogiou com cautela o gesto do IRA de neutralizar as armas, feito em breve nota do órgão que supervisiona o desarmamento dos guerrilheiros.

"Estamos satisfeitos em ver que o IRA deu um passo significativo para o desarmamento, mas o desarmamento de fato ainda não começou", disse Trimble, depois de uma reunião de uma hora com o secretário britânico da Irlanda do Norte, John Reid.

Em uma nota de três parágrafos, a Comissão Internacional de Desarmamento disse: "Baseados em nossas discussões com o representante do IRA, acreditamos que esta proposta inicia um processo que vai colocar as armas do IRA completamente e de forma verificável fora de uso."

Trimble, que vem pedindo insistentemente ações e não palavras de seus adversários republicanos irlandeses, disse que a falta de detalhes da nota deixa uma série de dúvidas _especialmente quanto ao cronograma para o desarmamento.

"(A nota) deixa várias questões em aberto, sendo que a mais importante é garantir que haja de fato um processo e que esse processo comece".

A comissão, chefiada pelo general canadense John de Chastelain, disse que os planos foram enunciados em uma reunião recente com o IRA, mas um porta-voz preferiu não dar detalhes.

Leia mais no especial Reino Unido
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca