Reuters
11/04/2001 - 11h14

Forças de paz de Kosovo detêm 12 supostos guerrilheiros

da Reuters, em Pristina

As forças de paz internacionais que atuam na Província iugoslava de Kosovo detiveram 12 supostos guerrilheiros de origem albanesa que tentavam entrar na região, afirmou hoje o porta-voz da ONU (Organização das Nações Unidas), Andreas Graf.

Os homens são acusados de pertencer a um grupo guerrilheiro que vem realizando operações na vizinha Macedônia.

Segundo Graf, o grupo, vindo da Albânia, havia entrado ontem na Província, cuja maior parte da população é de origem albanesa. Kosovo faz fronteira com a Albânia a oeste e com a Macedônia ao sul.

Rebeldes que afirmam pertencer ao Exército de Libertação Nacional, conhecido por sua sigla em albanês UCK, apareceram na Macedônia no mês passado afirmando lutar por direitos iguais para a minoria albanesa daquele país.

"Soldados alemães da Kfor (força de paz de Kosovo) colocaram os 12 suspeitos sob custódia'', disse Graf. "Temos indícios de que eles têm relação com o UCK.''

Na segunda-feira, uma patrulha das forças de paz em que estavam soldados poloneses e norte-americanos foi atacada perto da fronteira entre Kosovo e a Macedônia. Ninguém ficou ferido no tiroteio, que ocorreu 15 quilômetros ao sul do local onde caiu um helicóptero da Kfor no mesmo dia.

O governo macedônio acusa a Kfor, liderada pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), de não conseguir garantir a segurança de suas fronteiras. Há duas semanas, foram detidos 44 supostos guerrilheiros que entraram em Kosovo junto com refugiados da Macedônia.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca