Reuters
07/08/2001 - 09h58

Empresário israelense é morto na Jordânia

da Reuters, em Amã (Jordânia)

Um empresário israelense foi encontrado morto hoje perto de sua casa em Amã, capital da Jordânia, disseram autoridades israelenses e jordanianas.

Roey Gilad, porta-voz da Embaixada de Israel, disse que o corpo do israelense foi encontrado na entrada de sua casa, localizada na região oeste de Amã, por volta das 11h (5h em Brasília).

"Ele foi morto a tiros na noite passada e o corpo foi encontrado nesta manhã", afirmou Gilad. O porta-voz havia dito antes que o assassinato tinha ocorrido hoje.

"Foi um ferimento fatal, mas não sabemos das circunstâncias. Pode ter sido um crime comum ou um ato relacionado com a situação política", afirmou Gilad, sem fornecer maiores detalhes.

O ministro da Informação da Jordânia, Saleh al-Qallab, disse que o nome da vítima era Yitzhak Shneir.

O israelense morto, segundo o ministro, era um comerciante de diamantes que costumava passar longos períodos em Amã, onde havia alugado uma casa.

Em Beirute, capital do Líbano, o canal de TV al-Manar, do grupo islâmico Hizbollah, interrompeu sua programação para divulgar um comunicado que teria sido recebido de uma organização chamada os "Nobres da Jordânia", que assumiu a responsabilidade pela morte.

"Nossos irmãos na Palestina estão sendo submetidos a toda sorte de massacres e agressões realizados pelos inimigos dos árabes e dos muçulmanos. É hora de toda pessoa honesta agir em solidariedade com a causa de nossos irmãos palestinos", afirmou o comunicado.

Os israelenses e os palestinos enfrentam-se desde o final de setembro passado devido à ocupação da Cisjordânia e da faixa de Gaza.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca