Reuters
07/08/2001 - 11h00

Nelson Mandela diz que vai lutar contra o câncer

da Reuters, em Johannesburgo (África do Sul)

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está confiante em vencer o câncer de próstata, segundo hoje o jornal "The Star", em entrevista com o herói da luta contra o apartheid.

"Eu realmente sinto que posso lutar contra o câncer e vencê-lo", afirmou Mandela.


Reuters - 18.jul.2001
Nelson Mandela e sua mulher, Graça Machel
O ex-presidente, de 83 anos, prêmio Nobel da Paz, teve o câncer diagnosticado no mês passado. Ele está se submetendo a um tratamento radioterápico de sete semanas. Cinco dias por semana, Mandela pára sua atarefada agenda durante alguns minutos para receber aplicações de raios X.

Seu médico disse que o câncer de próstata não vai abreviar sua vida, mas que Mandela precisa descansar -algo que ele fez muito pouco desde que deixou o governo, em 1999. Ele se dedica à luta contra a epidemia de Aids no continente e media vários conflitos africanos.

Mandela disse que aprendeu muito sobre o câncer e seu tratamento durante os 27 anos que passou nas prisões, por causa de seu ativismo contra o regime branco de segregação racial. "Uma das vantagens da cadeia é que você pode ler. Eu li sobre algumas pessoas muito corajosas que lidaram com o câncer", disse ele ao jornal de Johannesburgo.

O tratamento já obriga Mandela a abandonar algumas atividades, como a mediação de paz no Burundi. "Cortei minha programação. Devido ao tratamento, preciso ser muito cuidadoso", afirmou. "Há uma recomendação de que durante a tarde eu preciso descansar, dormir. Talvez por isso eu não sofra efeitos colaterais."

Mandela, que tem problemas de audição, já sofreu pneumonia na década de 1980 e mais recentemente fez uma cirurgia nos olhos.

Ele assumiu a liderança do Congresso Nacional Africano após sua libertação, em 1990. Quatro anos depois, tornou-se o primeiro presidente eleito democraticamente no país. É considerado o principal estadista africano.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca