Reuters
07/08/2001 - 11h09

Pró-britânicos da Irlanda do Norte discutem processo de paz

da Reuters, em Belfast (Irlanda do Norte)

O Partido Unionista do Ulster (UUP), legenda pró-britânica da Irlanda do Norte, reuniu-se hoje para discutir as propostas de paz do Reino Unido no momento em que um jornal anunciava que a guerrilha IRA (Exército Republicano Irlandês, guerrilha católica) começaria a se desarmar dentro de um mês.

O jornal diário britânico "The Guardian", que atribuiu suas informações a aliados do IRA não identificados, disse que o grupo estava prestes a divulgar um pronunciamento sobre a questão, ainda hoje.

O principal líder protestante (pró-britânico) da Irlanda do Norte, David Trimble, que exigia medidas concretas para o desarmamento do IRA, afirmou desejar maiores detalhes sobre o processo.

Enquanto isso, o Parlamento regional da Província deve enfrentar uma nova crise se os impasses que atravancam o processo de paz não forem superados até domingo (12), data em que termina o prazo para o órgão escolher um sucessor para Trimble, que renunciou a seu cargo no governo da Província devido ao fato de o IRA não ter dado início a seu desarmamento.

Caso os impasses persistam, o governo britânico teria ou de convocar novas eleições para o Parlamento ou suspender o órgão, no qual protestantes e católicos (antibritânicos) dividem o poder.

Trimble já afirmou que a suspensão do Parlamento e a volta do controle direto do governo britânico sobre a região não seria o desastre que muitos anunciaram.

Ontem, monitores internacionais de armas haviam dito que o IRA parecia pronto para colocar suas armas, "de modo verificável", para além das condições de uso, passo previsto no processo de paz.

Leia mais no especial Reino Unido

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca