Reuters
07/08/2001 - 16h32

Secretário dos EUA quer mudança em lei de lavagem de dinheiro

da Reuters, em Washington

O secretário de Justiça dos EUA, John Ashcroft, disse hoje que o Congresso deveria atualizar a lei que regulamenta lavagem de dinheiro, a fim de fechar brechas existentes atualmente e combater mais efetivamente o contrabando de dinheiro e o crime organizado.

Em comentários preparados para uma conferência sobre o crime, em Chicago, Ashcroft disse que os EUA foram um dos primeiros países, na década de 70, a reconhecer o problema da lavagem de dinheiro, mas que a lei criada naquela época precisa ser atualizada.

O secretário de Justiça mencionou o trânsito ilegal de dinheiro em cédulas. Todos os anos, centenas de milhões de dólares saem dos EUA dessa forma, às vezes em grandes carregamentos. O Departamento de Justiça pretende sugerir ao Congresso que o contrabando de dinheiro vivo seja transformado em crime, e que o dinheiro possa ser confiscado.

Outra sugestão pode ser recomendar ao Congresso uma lei contra o transporte de dinheiro que seja fruto de crimes no comércio interestadual.

Um terceiro ponto seria ampliar a lista de crimes estrangeiros além dos atuais narcotráfico, terrorismo e fraude bancária. Isso permitiria julgar nos EUA crimes cometidos em outro país, mas cujo lucro é remetido para território norte-americano.

Ele disse que "as brechas na lei norte-americana" tornam difícil às autoridades do país evitar que os lucros de crimes cometidos no exterior cheguem ao sistema financeiro dos EUA.

Ashcroft disse que o país estuda também rejeitar vistos de entrada nos EUA para suspeitos de lavagem de dinheiro e seus familiares.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca