Reuters
07/08/2001 - 21h28

Acordo na Macedônia vacila em último obstáculo

da Reuters, em Ohrid (Macedônia)

Os diálogos de paz na Macedônia continuarão amanhã depois que os objetivos para um acordo de reformas políticas não foram alcançados.

As conversas haviam acabado de serem retomadas, após líderes dos partidos políticos da Macedônia _que, há uma semana têm se comunicado com líderes de partidos de albaneses étnicos_ terem trazido novas exigências para que haja garantias da Otan sobre um rápido desarmamento dos rebeldes.

O assassinato de cinco supostos rebeldes albaneses pela polícia da capital Skopje na manhã de hoje e os confrontos na região noroeste do país na noite anterior acabaram criando mais obstáculos para as negociações.

Se um acordo político para acabar com a rebelião albanesa, que já dura cinco meses, for atingido no resort de Ohrid amanhã, o secretário-geral da Otan, George Robertson; e o enviado da União Européia, Javier Solana; irão provavelmente a Skopje para assinar o documento, na sexta-feira.

Já houve acordo entre ambos os lados para expandir o uso da língua albanesa na Macedônia, garantir a albaneses mais posições na força policial, melhorar a condição do Islã e realizar outras reformas constitucionais para ajudar a acabar com a rebelião.

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca