Reuters
11/08/2001 - 10h55

Rebeldes albaneses vêem esperança em plano de paz na Macedônia

da Reuters, em Skopje (Macedônia)

O chefe dos rebeldes albaneses expressou apoio ao novo plano para impedir uma nova guerra civil nos Balcãs, enquanto a Macedônia tem um dia de luto hoje por causa da morte de oito soldados, atingidos por uma mina ontem.

"A NLA concorda com o acordo", disse Ali Ahmeti, líder político do Exército da Libertação Nacional ontem.

Apesar da violência, os líderes dos dois lados planejam assinar um acordo de paz na segunda-feira que espera-se, evite uma nova guerra nos Balcãs.

Sem o apoio dos guerrilheiros, que não fizeram parte das negociações de paz, o acordo será um risco.

Hoje oo dia começou calmo, disse o ministro de Defesa, depois de dias sangrentos nos seis meses de conflito e da morte de oito soldados na ontem.

O enterro dos soldados aconteceu hoje.

Ahmeti disse que estava otimista com o novo plano, acertado na quarta-feira (8) pelos líderes da Macedônia e pela parte de etnia albanesa, que forma 30% da população.

"Já temos projeto para o desarmamento da NLA", disse o líder dos rebeldes albaneses.

O aparente acordo de paz aconteceu depois de mais de uma semana de discussões mediadas pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos) e a União Européia (UE) em Ohrid. Os líderes macedônios aceitaram que mais albaneses se incorporem à polícia e que o idioma deles tenha o status de língua oficial em algumas partes do país.

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca