Reuters
13/08/2001 - 15h12

Otan realiza 1ª operação de retorno de sérvios para Kosovo

da Reuters, em Belgrado

Tropas de paz lideradas pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos) acompanharam hoje 54 pessoas na volta a suas casas em Kosovo, na primeira operação de retorno de sérvios para a província iugoslava.

Os sérvios haviam fugido de seus lares com medo da violência que tomou conta da região há dois anos.

Eric Morris, enviado aos Bálcãs do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (UNHCR, na sigla em inglês), descreveu o retorno para a vila de Osojane, noroeste de Kosovo, como um teste para o futuro da província, cuja maior parte da população é de origem albanesa.

Os moradores da vila chegaram a Osojane em segurança dentro de dois ônibus, afirmou o UNHCR, acrescentando que esta era a primeira operação de retorno assistida de sérvios de Kosovo desde os conflitos de 1998 e 1999 na região.

"O desafio agora não se apresenta apenas para a comunidade internacional, mas para todas as comunidades de Kosovo, a fim de que o retorno seja seguro e sustentável", afirmou Morris em um comunicado.

Cerca de 200 mil sérvios deixaram Kosovo em 1999, no começo do bombardeio de 11 semanas da Otan sobre o governo iugoslavo para colocar fim à repressão contra os albaneses de Kosovo.

Temendo ações retaliatórias dos albaneses, quase nenhum sérvio se atreveu a voltar para sua casa desde então.

Muitos dos 100 mil sérvios que continuaram na província vivem em encraves protegidos pelas forças internacionais. Kosovo continua sendo parte da Iugoslávia, mas a região é administrada atualmente por entidades internacionais.

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca