Reuters
13/08/2001 - 17h25

Bomba explode na Irlanda e deixa 3 feridos

da Reuters, em Belfast

Três pessoas ficaram levemente feridas hoje quando uma pequena bomba explodiu em Belfast.

Segundo testemunhas, dois adolescentes e um homem foram levados ao hospital, em estado de choque e com queimaduras causadas pela bomba, arremessada no meio de uma multidão de católicos na Newington Street, a cerca de 3 quilômetros do centro de Belfast.

"O explosivo atingiu uma criança nas costas e depois caiu no chão. Foi então que explodiu e eu fiquei sem escutar nada por alguns minutos", disse uma jovem de 17 anos à "Reuters".

A porta-voz do Sinn Fein, Kathy Stanton, disse que os problemas começaram quando um grupo protestante tentou atacar casas de católicos no início da manhã, o que induziu os católicos a defenderem as suas propriedades.

"Quando a multidão saiu para proteger as suas casas, os protestantes jogaram a bomba no meio dos nacionalistas", disse Kathy.

Entretanto, uma trabalhadora da comunidade protestante, Eddie McClean, disse que o incidente teve início quando uma multidão católica se aproximou da estrada Protestant Halliday armada com bastões de beisebol. Foi somente nesta hora que os homens protestantes apareceram na rua.

Ian Crozier, um conselheiro protestante local, disse que houve uma explosão, mas ainda não há confirmação sobre qual dos lados jogou a bomba.

A polícia informou que mais de 400 pessoas se reuniram perto da rua Newington, um dos principais cenários de distúrbios causados pelas tensões entre católicos e protestantes nos últimos meses.

Leia mais no especial Reino Unido
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca