Reuters
14/08/2001 - 16h39

Milosevic pede que partido se una contra reformistas

da Reuters, em Amsterdã

O ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic convocou hoje o Partido Socialista da Sérvia (SPS) a se unir contra os reformistas.

As declarações foram feitas a membros do partido que o visitaram na prisão em Haia, Holanda, onde Milosevic está preso.

O ex-presidente, que continuou a liderar o SPS mesmo depois de ter sido derrotado pela aliança Oposição Democrática da Sérvia (DOS) nas eleições do ano passado, foi colocado em um centro de detenção da ONU (Organização das Nações Unidas)
sob a acusação de crimes de guerra.

"A mensagem mais importante é a de que deveríamos fortalecer a unidade do partido com base no programa do partido e da estratégia política que temos", afirmou Zivadin Jovanovic, um dos líderes do SPS, depois de visitar o ex-presidente.

Jovanovic, ex-ministro das Relações Exteriores, foi um dos cinco membros do alto escalão do SPS a receber vistos de viagem para a Holanda para se encontrarem com seu ex-líder.

"O SPS deve hoje ser mais dedicado que antes à unidade do país, à sua liberdade e à sua independência", disse Milosevic a seus companheiros, segundo Jovanovic.

Ele afirmou que o ex-presidente "mantinha um contato vivo com os acontecimentos no país e na região. Desejamos manter um contato direto com ele".

Milosevic foi autorizado a assistir a uma série de canais de TV a cabo em sua cela, entre as quais alguns canais dos Bálcãs. O ex-homem forte da Iugoslávia também prepara sua defesa, depois de ter dispensado a ajuda de advogados.

Leia mais no especial Iugoslávia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca