Reuters
15/08/2001 - 13h15

Otan considera enviar soldados à Macedônia

da Reuters, em Bruxelas (Bélgica)

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos) disse hoje estar prestes a aprovar o envio de 400 soldados para a Macedônia nos próximos dias, a fim de preparar terreno para a chegada de uma força maior. Esta segunda missão ficaria encarregada de coletar as armas que se encontram nas mãos dos guerrilheiros albaneses.

Se os países-membros da Otan aprovarem o plano hoje, 400 soldados britânicos podem chegar a Macedônia até o final de semana para construir os quartéis-generais e os centros de comunicação da força de 3.500 homens, que seria enviada logo depois.

Embaixadores dos 19 integrantes da Otan, que se reuniram em Bruxelas (Bélgica) na quarta-feira, não se decidiram ainda sobre o envio da força, que seria encarregada de recolher as cerca de 3.000 armas mantidas sob poder dos guerrilheiros, que há seis meses enfrentam o governo do país.

Mas os embaixadores concordaram em consultar seus governos sobre a proposta de enviar um grupo avançado de 400 homens -um pelotão conhecido como "Task Force Harvest".

"O Conselho do Atlântico Norte analisa agora a autorização do envio imediato das instalações da Task Force Harvest e de outros elementos", afirmou Yvez Brodeur, porta-voz da Otan.

A decisão de enviar a equipe avançada não obriga a uma decisão sobre o envio da força total, afirmou Brodeur.

Segundo o sistema de "votação por silêncio", a proposta de envio da equipe avançada será considerada aprovada se nenhum país-membro da Otan se opor a ela até as 17h de hoje.

Leia mais no especial Bálcãs

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca