Reuters
15/08/2001 - 18h14

Otan aprova envio de nova missão à Macedônia

da Reuters, em Bruxelas

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental) concordou hoje em mandar 400 homens para a Macedônia nos próximos dias, a fim de preparar o terreno para a chegada de um contingente maior que recolherá as armas dos rebeldes albaneses.

Após reunião de três horas na central da Otan em Bruxelas, embaixadores da aliança não tomaram decisões em relação ao envio da força total de 3.500 homens.

"Por ora foi dada autorização para o envio de 400 soldados para Skopje (capital da Macedônia) para preparar o trabalho da força total", disse o porta-voz da Otan, Yves Brodeur.

A equipe será formada por soldados britânicos, e poderá estar em Skopje antes do próximo fim de semana, disse o porta-voz. Eles instalarão o quartel-general da força e o sistema de comunicações.

A Otan afirmou em comunicado que tomou a decisão em função do "significativo desenvolvimento" ocorrido desde a assinatura na segunda-feira de um plano de paz.

Fontes diplomáticas de países como Alemanha, França e Holanda manifestaram reserva em relação ao envio da força total antes de um cessar-fogo claro. A última trégua entre forças macedônias e guerrilheiros de origem albanesa foi acertada no domingo.

Muitas das condições que a Otan colocou para enviar a força total foram realizadas nos últimos dias, como a assinatura do acordo de paz e o compromisso dos rebeldes de entregar as armas.

Mas ainda há dúvidas em relação à validade do cessar-fogo. Um porta-voz da Otan na Macedônia disse que houve confrontos com pequenas armas na madrugada de hoje.

O Reino Unido participará da operação de desarmamento com 1.800 soldados, maior contribuidor. França, Itália e Grécia também mandarão grandes contingentes. Um major-general dinamarquês será o comandante.

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca