Reuters
16/08/2001 - 09h41

Bombas encontradas por polícia na Espanha são do ETA

da Reuters, em Madri

Peritos em explosivos desativaram hoje duas bombas pequenas na cidade de San Sebastian (capital do País Basco, no norte da Espanha). As bombas haviam sido deixadas perto de bancos, e um alerta por telefone em nome do grupo separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade, em basco) possibilitou a operação dos especialistas, segundo informou a polícia local.

"Por volta das 0h15, um telefonema anônimo, que disse ser em nome do ETA, advertiu-nos das bombas", disse um porta-voz da força policial basca, que preferiu não se identificar. O chamado foi feito ao serviço de segurança de rodovias do País Basco.

A polícia encontrou os artefatos, cada um contendo 2 kg de explosivos, próximos a duas agência do Banco Guipuzcoano, no centro de San Sebastian. Segundo o porta-voz, os peritos detonaram as bombas com rígido controle de segurança.

O grupo separatista ETA, que já promoveu séries de atentados a bomba e tiroteios em toda a Espanha, responde por 35 mortes desde janeiro de 2000. O ETA, que faz campanha por um Estado basco independente, é considerado responsável pela morte de cerca de 800 pessoas desde 1968.

Leia mais no especial ETA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca