Reuters
16/08/2001 - 14h05

Emilio e Gloria Estefan processam compositor por direitos autorais

da Reuters, em Miami

O magnata da música latina Emilio Estefan contra-atacou um processo aberto pelo compositor e ganhador do Grammy Kike Santander, dizendo que seu ex-protegido lhe deve direitos autorais e roubou canções de outros compositores, disse a companhia de Estefan ontem.

Santander espantou o mundo da música no mês passado, quando abriu uma ação contra Estefan, exigindo o pagamento de royalties e o cancelamento de contratos. Estefan é casado com a diva pop Gloria Estefan e dono de um império de pop latino sediado em Miami.

O novo processo acusa o ex-contratado Santander de fraude, quebra de contrato e competição injusta. Pede que o tribunal confirme que Santander ainda estava comprometido por contratos à Estefan Enterprises e à Foreign Imported Productions and Publishing (FIPP), disse a Estefan Enterprises em nota.

O comunicado dizia que Santander parou de se apresentar sob seus contratos com a Estefan em 1999 e montou uma companhia concorrente.

"Santander especificamente tentou, através de ameaças, roubar para sua própria companhia os serviços de compositores e produtores que estavam sob contratos exclusivos, contando mentiras sobre Emilio Estefan e as companhias", dizia a nota, um resumo da ação judicial.

No processo aberto por Santander no mês passado, o colombiano alega que a EE e a FIPP violaram contratos e que as empresas devem royalties a ele, além de pedir o cancelamento dos contratos em vigor com as companhias.

Em entrevista ao jornal "Miami Herald", publicada na terça-feira, o casal Estefan acusou Santander de tentar destruir o império de música criado pelo casal, que trabalhou ou trabalha com astros como Rick Martin, Jennifer Lopez e Shakira.

"Passar por esse tipo de coisa em nossa cidade é algo que machuca", disse Gloria.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca