Reuters
16/08/2001 - 14h24

Mergulhadores dos EUA procurarão corpos em navio japonês

da Reuters, em Honolulu (Havaí)

Mergulhadores da Marinha norte-americana afirmaram ontem que estão pontos para procurar pelos corpos presos dentro do navio-escola japonês afundado por um submarino nuclear dos EUA.

Antes de os mergulhadores descerem até a embarcação, a Marinha deve içar o navio Ehime Maru da profundidade de 610 metros, onde se encontra atualmente, para 35 metros. Isso deve acontecer nos próximos 30 dias. Depois de içada a embarcação, os mergulhares irão entrar no navio para procurar pelos corpos dos japoneses.

O Ehime Maru, usado por uma escola japonesa para dar aulas sobre a indústria pesqueira, encontrava-se na região quando foi atingido pelo submarino USS Greeneville, que realizava exercícios. O navio afundou poucos minutos depois da colisão.

O acidente abalou as relações entre os EUA e o Japão, em especial depois de ter sido revelado que o exercício foi realizado para agradar civis que se encontravam a bordo do submarino.

Nove pessoas do Ehime Maru foram mortas na colisão e seus corpos ainda se encontram dentro da embarcação.

A Marinha pretende içar o navio para uma profundidade de 31 metros usando cabos presos ao Rockwater 2, uma embarcação de resgate. O Ehime Maru será então rebocado para uma área de profundidade menor, onde afundará novamente, dessa vez até cerca de 35 metros. A operação deve ser concluída na metade de setembro.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca