Reuters
17/08/2001 - 12h22

Arqueólogos turcos encontram tesouro histórico na Mongólia

da Reuters, em Ulan Bator (Mongólia)

Arqueólogos turcos encontraram um tesouro em uma tumba na região central da Mongólia, incluindo uma coroa de ouro que acreditam ter pertencido ao imperador turco que governou uma grande parte da Ásia no começo do século 8.

A descoberta, feita no começo deste mês, é a primeira de um bem pessoal do imperador Belige Khagan, que governou os turcos no período pré-islâmico, relatou o pesquisador Sadettin Gomec, da Universidade de Ancara.

Khagan governou o Império Otomano e controlou a Rota da Seda de 715 a 734, afirmou Gomec.

A coroa apresenta um pássaro mitológico que carrega um anel com uma pedra preciosa, símbolo da realeza, e um cinto de ornamentos de ouro. A peça combina com a que aparece em uma estátua de Bilge Khagan encontrada perto da tumba, disse o pesquisador.

"Pelo fato da coroa conter esses símbolos e o cinturão, estamos certos de que a tumba pertenceu ou a Bilge Khagan ou a seu filho (Icen Khagan)", contou Gomec.

"Essa é uma descoberta muito importante porque é a primeira de uma tumba de um membro da realeza do período pré-islâmico." A equipe de pesquisadores turcos e mongóis também achou duas estátuas de ouro de cervos, outros símbolos da realeza.

A tumba fica localizada a cerca de 400 quilômetros a oeste de Ulan Bator, capital da Mongólia.

O Império Turco, cujo início data do ano 552, chegou a estender-se da península coreana ao mar Negro, na Rússia. Ele foi derrotado pela dinastia uigur no ano de 745.

Alguns dos turcos migraram para onde hoje fica a Turquia por volta do século 11, mas muitos continuaram na Ásia Central.

Leia mais

Grupo diz ter encontrado túmulo de Genghis Khan
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca