Reuters
20/08/2001 - 18h30

Cantora Alicia Keys diz que fama vem de Beethoven e Nova York

da Reuters, em Londres

Misturar Beethoven e hip-hop é a fórmula mágica de Alicia Keys. Aos 20 anos de idade, ela se tornou a rainha do rhythm and blues e em cinco semanas conquistou disco de platina duplo nos Estados Unidos.

Ao interpretar músicas que variam das melodias iniciais de "Sonata ao Luar", de Bethoven, até um hip-hop suingado, Keys está sempre nas paradas de sucesso.

"Adoro a música clássica", disse ela em visita a Londres para um show. "Estudei música clássica durante 13 anos."

Keys contou que a música clássica a ajudou a atrair públicos diferentes. "Acho que Beethoven gostaria disso!", diz.

Nascida em Nova York de mãe italiana e pai afro-americano, Keys começou a compor há seis anos. Agora ela já está sendo considerada a nova Roberta Flack.

A cantora disse que descobriu sua vocação ao interpretar "O Mágico de Oz", aos 4 anos. Depois, ela começou a ter aulas de piano e decidiu que era tempo de trazer Beethoven para o século 21, para um público jovem.

Refletindo sobre sua fama meteórica, a estrela diz: "Posso afirmar que sempre soube que se continuasse a trabalhar duro isso iria acontecer".

Keys afirmou, ainda, que deve muito à sua cidade. "Ser criada em Nova York definitivamente me influenciou muito. Dá para encontrar muita gente diferente. É como estar no meio de tudo. Tem um pouquinho de todo o mundo e tudo se junta em um grande pote."
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca