Reuters
21/08/2001 - 15h16

Otan decide amanhã se envia tropas à Macedônia

da Reuters, em Bruxelas

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) deve decidir amanhã se mandará 3.500 soldados à Macedônia, como parte de um acordo de paz entre a maioria eslava e a minoria albanesa do país.

Os 19 embaixadores dos países-membros ouviram hoje o relatório do general norte-americano Joseph Ralston, que esteve ontem na Macedônia para avaliar a situação, e devem agora consultar os seus governos.

Na semana passada, um acordo de paz foi assinado, com concessões aos albaneses e a promessa de desarmamento da guerrilha. As tropas estrangeiras terão a missão de desarmar os rebeldes albaneses, mas a Otan só enviará as tropas quando achar que o cessar-fogo está consolidado.

Uma fonte da Otan, que não quis ser identificada, disse que os membros do grupo terão até 12h de amanhã (7h em Brasília) para expressar objeções à Operação Colheita Essencial, a terceira da Otan nos Bálcãs em uma década.

Caso todos estejam de acordo, o secretário-geral George Robertson anunciará o início da operação, prevista para durar apenas 30 dias.

Um contingente de 400 britânicos já está na Macedônia, preparando terreno para a chegada da força principal.

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca