Reuters
21/08/2001 - 20h16

Festival de Toronto lança filmes de arte de 56 países

da Reuters, em Toronto

Durante dez dias em setembro, Mick Jagger, Uma Thurman, Denzel Washington e outras celebridades vão comparecer ao 26º Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá), frequentemente usado como plataforma de lançamento de filmes que, mais tarde, serão premiados pela Academia.

Os organizadores divulgaram na terça-feira uma lista de filmes, atores e diretores que vão participar do festival, considerado um dos mais importantes do mundo, ao lado dos de Cannes, Veneza e Berlim.

A presença de figuras como o rolling stone Mick Jagger, hoje produtor de cinema, de estrelas como Nicole Kidman, Uma Thurman e Denzel Washington e de nomes legendários como o diretor Bernardo Bertolucci e do ator Anthony Hopkins deve garantir uma boa participação pública no festival.

Mas o diretor do festival, Piers Handling, diz que a maioria do público de Toronto está mais interessada nos filmes de arte do nas celebridades.

Para esses espectadores, a atração maior seriam os filmes de países que eles poucas vezes têm a chance de assistir, e os astros principais não são os atores, mas os diretores.

O festival deste ano terá 326 filmes de 56 países que vão do Chile ao Cazaquistão. Desses, 175 filmes farão suas estréias mundiais ou norte-americanas em Toronto.

Cerca de 60% dos filmes não são falados em inglês, e o tom é decididamente mais sombrio do que no ano passado, com vários filmes tratando da Segunda Guerra Mundial, da tristeza e de famílias disfuncionais.

Segundo Handling, o tema da juventude desencantada está presente não apenas em vários filmes americanos, mas também nos asiáticos e europeus.

O festival será aberto com "Last Wedding", de Bruce Sweeney, e encerrado com o suspense psicológico ``Lantana'', do diretor australiano Ray Lawrence, estrelado por Barbara Hershey e Geoffrey Rush.

Outros filmes que farão sua estréia mundial em Toronto incluem "Last Orders", com Michael Caine, "Novocaine", estrelado por Steve Martin e Helena Bonham-Carter, e "Heart in Atlantis", de Scott Hicks, com Anthony Hopkins.

As estréias norte-americanas incluem "Mulholland Drive", de David Lynch, "Heist", de David Mamet e estrelado por Danny De Vito e Gene Hackman, "From Hell", com Johnny Depp, e "Training Day", estrelado por Denzel Washington e Ethan Hawke.

Este ano, o cinema escandinavo estará em destaque em Toronto, com 15 filmes de cineastas nórdicos exibidos dentro de um programa intitulado "Visões Nórdicas: Filmes Recentes da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia".
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca