Reuters
23/08/2001 - 07h21

Reino Unido se dispõe a enviar mais soldados à Macedônia

da Reuters, em Londres

O Reino Unido prepara-se para enviar centenas de soldados adicionais para a Macedônia porque as outras nações da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos) não têm cumprido o acordo de contribuir com soldados especializados, informaram hoje autoridades britânicas.

Reuters

Oficial inglesa chega à Macedônia para missão da Otan


No momento em que a Otan recolhe armas dos rebeldes albaneses, a porta-voz do Ministério de Defesa britânico disse que a oferta de seu país de enviar 1.500 soldados para a força total da Otan de 3.500 poderia atingir 2.000, a menos que outras nações ofereçam assistência adicional.


Ela disse que de 450 a 500 técnicos militares britânicos foram colocados de prontidão para a chamada operação "Colheita Essencial" no final da próxima semana. Se necessário, eles executariam tarefas importantes, como a construção de pontes e a desativação de minas.

As tropas da Otan estarão chegando na Macedônia em grandes números nos próximos dias, seguindo a aprovação formal do conselho da organização.

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca