Reuters
23/08/2001 - 12h07

Rússia lança primeira plataforma flutuante para segurar Kursk

da Reuters, em Moscou

Um estaleiro russo lançou hoje ao mar a primeira de duas plataformas construídas para "segurar" o submarino nuclear Kursk depois que ele for içado. O submarino afundou no dia 12 de agosto de 2000, matando 118 tripulantes.

Paralelo a esse trabalho, uma equipe internacional de mergulhadores prepara-se para entrar no local onde estão os torpedos do submarino, que explodiram e teriam causado o naufrágio do submarino. Esse compartimento deve ser separado do Kursk antes de ele ser içado e levado à superfície.

A agência de notícias russa "Interfax" informou que na próximo na terça-feira (28) deverá ser lançada a outra plataforma, que tem cem metros de comprimento por 15 de largura, para manter o submarino na superfície depois que for retirado do fundo do mar. O Kursk pesa 18 mil toneladas.

A Rússia espera que o submarino chegue a um porto até o dia 20 de setembro. No entanto, umas das empresa responsáveis pelo resgate do Kursk, a holandesa Mammoet, disse que pretende içar o submarino por volta do dia 15 de setembro, embora tenha ressaltado que o transporte da embarcação poderia levar até duas semanas, caso as condições climáticas estejam ruins no mar de Barents.

Segundo a "Interfax", a área de comunicação da Marinha russa informou que os mergulhadores continuam trabalhando no Kursk. Eles deverão fazer mais de 26 buracos no casco para que sejam presos cabos hidráulicos do barco que irá fazer a remoção.

Leia mais no especial Kursk
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca