Reuters
23/08/2001 - 16h51

Putin desconfia do sucesso de missão da Otan na Macedônia

da Reuters, em Kiev (Ucrânia)

O presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje não acreditar realmente que as tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) terão um bom resultado na apreensão de armas de guerrilhas de etnias albanesas na Macedônia.

A aliança militar ocidental está enviando 3.500 soldados para o país para recolher armas de rebeldes após acordo de paz firmado para conter seis meses de conflitos.

A agência de notícias ucraniana "Interfax" citou Putin dizendo que espera que a operação da Otan seja bem-sucedida. "Entretanto, tenho sérias dúvidas de que esta seja a solução porque é improvável que as guerrilhas realmente entreguem suas armas", disse Putin, que esteve em Kiev para as celebrações de independência da Ucrânia.

Putin deve se encontrar com o presidente da Macedônia, Boris Trajkovski, ainda hoje.

Trajkovski, que também esteve em Kiev para as festividades, disse esperar que a Ucrânia possa restabelecer o fornecimento de armas para o Exército macedônio.

A Ucrânia exportou pelo menos oito helicópteros MI-24 e MI-8 e quatro aviões de guerra para a Macedônia, mas cedeu às pressões do Ocidente interrompendo o fornecimento de armas no início do mês.

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca