Reuters
24/08/2001 - 18h56

Milosevic é repreendido por conceder entrevista da prisão

da Reuters, em Amsterdã

O ex-ditador iugoslavo Slobodan Milosevic foi repreendido por ter dado uma entrevista telefônica da prisão do TPI (Tribunal Penal Internacional), em Haia (Holanda), onde está detido.

Milosevic, detido por causa das supostas atrocidades cometidas contra albaneses de Kosovo em 1999, disse ontem à emissora de TV Fox que lamentava as vidas perdidas na província, mas sentia orgulho do que fizera por seu país.

O tribunal considerou o incidente "lamentável", dizendo que suas regras proíbem o contato de prisioneiros com a imprensa antes da conclusão dos casos. O porta-voz da corte, Jim Landale, disse que Milosevic recebeu uma advertência. Se cometer uma nova falta, perderá privilégios. "Ele disse que não acontecerá outra vez", afirmou Landale.

O tribunal dá aos presos um cartão telefônico de US$ 31 por mês. Se ele voltar a ligar para jornalistas, pode perder o direito de contatar seus advogados.

Milosevic foi preso em Belgrado e deportado para Haia neste ano, pelo governo reformista que o substituiu. Ele não reconhece a legitimidade do tribunal que o julgará.

Leia mais:
  • Milosevic está "orgulhoso" pelo que fez na Iugoslávia

    Leia mais no especial Iugoslávia
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca