Reuters
27/08/2001 - 13h43

Otan prende 96 supostos guerrilheiros em Kosovo

da Reuters, em Pristina (Kososvo)

Tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos) em Kosovo anunciaram hoje a prisão de mais 96 suspeitos de pertencerem à guerrilha albanesa que age na vizinha Macedônia.

Howard Rhoades, porta-voz da Kfor (Força de Kosovo da Otan), disse que os suspeitos foram presos quando tentavam entrar ilegalmente em Kosovo, uma província iugoslava sob administração internacional. Desde o começo de junho, a Kfor já capturou mais de 700 supostos guerrilheiros. Os mais recentes serão revistados e interrogados, segundo ele.

O anúncio foi feito quando o comando do Exército de Libertação Nacional (guerrilha macedônia da etnia albanesa) divulgou que o grupo já começou a entregar suas armas a outra força da Otan, como parte de um acordo de paz que deve garantir mais direitos à minoria albanesa do país.

O governo macedônio disse que a revolta de seis meses aconteceu porque os albaneses usaram Kosovo para armar e preparar a guerrilha. Por causa disso, a Otan reforçou a vigilância na fronteira. Políticos macedônios (eslavos) vêem na guerrilha uma tentativa separatista, não uma luta por mais direitos.

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca