Reuters
27/08/2001 - 19h37

Festival de Cinema de Sarajevo atrai 70 mil espectadores

da Reuters, em Sarajevo

O festival de cinema de Sarajevo, na Bósnia, criado em 1993, começou em apenas um cinema, que exibiu cerca de 30 filmes em uma semana, dando a 12 mil sarajevenses uma escapulida da guerra que acontecia do lado de fora da sala de exibição.

"Hoje temos seis cinemas, cerca de 130 filmes de mais de 30 países, e mais de 70 mil espectadores", disse à Reuters Miro Purivatra, diretor-geral do festival, que terminou no último sábado.

O festival atraiu convidados respeitados ao longo dos anos, incluindo os atores norte-americanos John Malkovich, Steve Buscemi e Willem Dafoe, o cineasta britânico Mike Leigh e o cantor Bono, do U2.

Entre os convidados deste ano, esteve o diretor britânico Stephen Frears, que elogiou o evento. "A história toda é fantástica", disse ele à Reuters. "Acho que é heróico. Quando você vem aqui, vê gente sedenta por filmes e é sempre comovente perceber que o cinema é parte da reconstrução do lugar".

Purivatra disse que o festival quer agradar à platéia e os especialistas, acrescentando que os organizadores pretendem incluir mais filmes dos Bálcãs no futuro.

"O festival vai definitivamente criar forma e se refinar, e, na minha opinião, terá muito mais importância no nível regional", disse ele.

Este ano, grandes filmes foram exibidos em um auditório com capacidade para 2.500 pessoas. Outros programas apresentaram filmes independentes e também curtas de cineastas bósnios.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca