Reuters
28/08/2001 - 13h50

ONU faz apelo para EUA irem à cúpula contra racismo

da Reuters, em Fuschl (Áustria)

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, fez hoje um apelo para que os Estados Unidos participem da Conferência Mundial contra o Racismo, que começa na próxima sexta-feira (31), em Durban, na África do Sul.


"Espero que os Estados Unidos participem, que eles venham e se sentem com outros governos para fazer o processo avançar", disse Annan, durante uma entrevista na Áustria.

Ontem, o Departamento de Estado dos EUA disse que o secretário Colin Powell não participaria da Conferência Mundial contra o Racismo. Eles alegam que não irão por causa da linguagem "ofensiva" a Israel em alguns textos sobre a cúpula.

O governo americano teme os países árabes usem a conferência para acusar Israel de ações racistas, comparando o sionismo ao apartheid.

Annan afirmou que todos os países têm direito de decidir se vão ou não à cúpula, mas afirmou que a reunião será importante para combater o racismo, problema que, segundo ele, atinge todas as nações. "Nenhum país está imune ao racismo e à xenofobia", disse Annan.

Leia mais:
  •  Grupos árabes atacam EUA por boicote à cúpula sobre racismo


  •  Tensão prevalece antes de Conferência Mundial contra o Racismo


  •  ONU está confiante em relação à Conferência contra o Racismo


  •  Colin Powell não irá à Conferência Mundial contra o Racismo


  •  Papa condena racismo, nacionalismo agressivo e violência étnica

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca