Reuters
28/08/2001 - 14h48

Macedônios voltam para suas casas em área sob domínio rebelde

da Reuters, em Skopje (Macedônia)

Macedônios expulsos do território dominado pelos rebeldes de origem albanesa voltaram hoje para suas casas apesar da tensão na região, enquanto militares ocidentais tentavam recolher as armas das guerrilhas.

Pára-quedistas britânicos fizeram a guarda do comboio de dez ônibus de refugiados que voltavam à vila de Lesok, apontando metralhadoras para as montanhas que cercam a vila.

Há poucos dias, a área de Lesok estava cheia de guerrilheiros. Mas hoje os rebeldes albaneses parecem ter retrocedido, cumprindo sua parte do acordo de paz firmado com o governo sob o patrocínio da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

A missão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa que viajou até a Macedônia apelou para que os refugiados não voltassem para suas casas por enquanto, argumentando que as áreas poderiam estar cheias de minas e ainda havia o risco de novos confrontos com albaneses.

Autoridades ocidentais também se mostraram preocupadas com a presença de nacionalistas macedônios entre os refugiados que voltavam a Lesok.

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca