Reuters
28/08/2001 - 20h18

Mercado de turnês sofre queda nos Estados Unidos

da Reuters, em Hollywood

A nova turnê de Bob Dylan, marcada para outubro, é a principal esperança dos organizadores de shows nos Estados Unidos, que vêm sofrendo com a queda de 15,5 % nas vendas dos ingressos, segundo informou a edição de quarta-feira da revista especializada "Pollstar".

Bob Dylan, cujo novo álbum, "Love and Theft", será lançado em 11 de setembro, coloca à venda um número limitado de ingresso para os 32 shows que fará na América do Norte.

Dylan está seguindo o exemplo de outros grupos que costumam lotar os locais onde se apresentam, como U2 e Backstreet Boys. Os ingressos para a turnê, prevista para começar em 5 de outubro nos Estados Unidos, estão sendo vendidos no website do guitarrista (www.BobDylan.com).

Embora Dylan venha fazendo turnês sem parar há quatro anos, desde o lançamento do álbum "Time Out of Mind" (que ganhou três Grammys), os 32 shows marcam seu retorno aos enormes palcos e às grandes cidades, depois de se apresentar em feiras e pequenos auditórios de faculdades.

Sua nova turnê é uma das várias do outono que, esperam os organizadores, vão reforçar o combalido setor de shows musicais.

Nos últimos dois anos, o setor de shows passou por uma revolução provocada pela alta nos preços dos ingressos e na mudança da estrutura econômica dos acordos.

Durante 2000, o preço médio dos ingressos era de US$ 43,75 cada um, subindo 7% para US$ 46,69 no primeiro semestre deste ano.

Enquanto isso, segundo um especialista, o volume de artistas que fazem turnês vem caindo 10% a cada ano. As esperanças para a temporada de outono se baseiam, além da turnê de Bob Dylan, nas excursões de vários outros artistas, entre eles Britney Spears, U2, Maxwell, Neil Diamond e Travis.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca