Reuters
16/04/2001 - 10h46

Partidos Verdes anunciam boicote contra empresas de petróleo

da Reuters, em Canberra (Austrália)

Os Partidos Verdes de vários países anunciaram que hoje vão iniciar um boicote contra empresas de petróleo, como a Exxon Mobil, para tentar salvar as negociações em torno do tratado de Kyoto, elaborado para combater o aquecimento da Terra.

No primeiro evento do encontro internacional dos partidos, realizado na Austrália, delegados de mais de 60 países resolveram "enviar uma mensagem" para as empresas que, segundo dizem, pressionaram o governo dos EUA a desistir de participar do tratado.

"Essas empresas vêm pressionando o governo de Bush para não ratificar o protocolo de Kyoto. É hora, portanto, de enviarmos a elas uma mensagem", disse Pekka Haavisto, presidente da Federação Européia dos Partidos Verdes.

"O consumidor pode sempre boicotar", afirmou Haavisto, depois de mais de 700 delegados terem aprovado por unanimidade a realização de uma campanha contra empresas petrolíferas, como a norte-americana Exxon e a francesa TotalFinalElf e suas subsidiárias.

Os ambientalistas reagiram furiosamente à decisão dos EUA, o maior emissor de gás carbônico do mundo, de abandonar o protocolo de Kyoto, que prevê um corte, por parte dos países desenvolvidos, na emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Segundo o acordo, esses países deveriam até 2012 diminuir o volume de gases liberado na atmosfera para 5,2% abaixo dos níveis registrados em 1990. O gás carbônico é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca