Reuters
30/08/2001 - 16h21

EUA podem ajudar chineses a driblar censura na internet

da Reuters, em Nova York

Os Estados Unidos esperam financiar uma rede de computadores norte-americana criada para frustrar tentativas do governo chinês de censurar a internet entre seus cidadãos, informou o The New York Times em sua edição on-line nesta quinta-feira.

Membros do governo e articuladores privados do plano dizem que o programa vai ser financiado pelo IBB (International Broadcasting Bureau), órgão de transmissões internacionais, entidade que transmite um programa de rádio sobre a postura do governo norte-americano em relação ao exterior.

De acordo com a reportagem, o IBB está travando um diálogo com a Safeweb, uma pequena empresa da Califórnia, que recebeu financiamento da unidade de investimento de capital da CIA (agência de inteligência, a In-Q-Tel. As discussões foram confirmadas pelas partes, segundo o jornal.

A Safeweb atualmente administra sua própria rede mundial de cerca de cem servidores de privacidade —computadores que ajudam a disfarçar os sites de web visitados pelos internautas— populares entre usuários na China.

O jornal afirma que o IBB vai financiar novos computadores que rodem software da Safeweb criados especificamente para a audiência chinesa. Os softs seriam mais resistentes aos bloqueios do governo chinês.

O projeto, de acordo com o jornal, seria financiado por uma verba liberada no ano passado pelo Congresso, de US$ 5 milhões, que prevê a melhoria das transmissões à China, incluindo a internet e o rádio.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca