Reuters
16/04/2001 - 11h48

Comandante sérvio é preso por massacre de Srebrenica

da Reuters, em Saravejo

A ONU (Organização das Nações Unidas) prendeu ontem um comandante do Exército sérvio da Bósnia, condenado pelo tribunal de crimes de guerra pelo envolvimento no massacre de milhares de muçulmanos em Srebrenica.

Dragan Obrenovic, que comandava uma brigada do Exército sérvio da Bósnia durante o massacre, estava sob "condenação secreta'', o que significa que as acusações contra ele não foram tornadas públicas para evitar que ele soubesse sobre sua prisão.

Florence Hartman, porta-voz do tribunal, disse que Obrenovic foi preso pela Força de Estabilização da ONU em Zvornik, perto da fronteira com a Iugoslávia.

Ele voou para Haia na noite de ontem e deve ser ouvido pelo tribunal de guerra da ONU nos próximos dias.

Obrenovic foi condenado por cumplicidade no genocídio, crimes contra a humanidade e violação das leis e tradições de guerra, disse Hartman. A condenação foi proferida no dia nove de abril.

O massacre de Srebrenica é considerado a pior atrocidade da Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Acredita-se que as forças sérvias da Bósnia tenham matado cerca de oito mil muçulmanos na cidade.

"A prisão (de Obrenovic) demonstra que a ONU e os Estados Unidos continuam dedicados à missão de trazer criminosos de guerra perante a Justiça como passo essencial para consolidar a paz e a lei na Bósnia'', disse a Casa Branca em comunicado, destacando que o Exército norte-americano ajudou na prisão do comandante.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca