Reuters
31/08/2001 - 16h23

Macedônios bloqueiam Parlamento e adiam discussão sobre paz

da Reuters, em Skopje (Macedônia)

Centenas de manifestantes macedônios bloquearam as entradas do Parlamento hoje, adiando o início dos debates sobre as reformas que devem dar mais direitos à minoria albanesa do país.

As reformas foram estipuladas em um acordo de paz selado com guerrilhas albanesas, que lutaram por meses seguidos contra o governo central, no dia 13 de agosto. O acordo prevê maior participação dos albaneses na educação, no idioma e no mercado profissional da Macedônia, em troca do desarmamento da guerrilha.

Os manifestantes, que carregavam bandeiras da Macedônia e pediam a renúncia do governo, afirmaram que o plano de paz havia sido assinado sob a mira das armas dos guerrilheiros albaneses.

"Este bloqueio continuará pelo tempo que for necessário", disse o líder do pequeno partido nacionalista que organizou o protesto na capital Skopje, Straso Angelovski.

"Acho que as pessoas devem perceber de uma vez por todas que não se pode permitir a assinatura deste tipo de acordo", disse Angelovski. "Se necessário, ficaremos aqui dia e noite."

A polícia antimotim levou seu contingente para a área, mas não agiu contra os manifestantes. Parlamentares que não conseguiram entrar no prédio afirmaram que o início dos debates havia sido adiado para mais tarde, sem especificar um horário.

Os deputados devem discutir se darão início ao processo de reforma da Constituição, a fim de cumprir o que determina o acordo de paz selado no começo deste mês por todos os principais líderes políticos do país.

O presidente macedônio, Boris Trajkovski, um defensor da paz com os albaneses, e o primeiro-ministro Ljubco Georgievski, um membro da ala nacionalista, irão discursar diante do Parlamento.

Entre as reformas previstas estão o uso oficial da língua albanesa, o aumento no número de albaneses na polícia e uma maior descentralização do governo, a fim de permitir que os albaneses cuidem das regiões que dominam.

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca