Reuters
31/08/2001 - 19h19

Sexo, violência e adolescência são destaques de filmes em Veneza

da Reuters, em Veneza

Violência, sexo e adolescência ocupam o centro das atenções na briga pelo cobiçado Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza.

No caso do México, o elemento dominante foi o sexo. Para os Estados Unidos, foi um assassinato cometido por adolescentes. Para a Coréia do Sul, era tempo de matar cachorros a pauladas.

O filme mexicano "Y tu mamá también" foi o mais leve dos primeiros três concorrentes ao grande prêmio do festival.

Primeiro filme em língua espanhola dirigida por Alfonso Cuaron em dez anos e enorme sucesso de bilheteria no México, o filme conta a história de dois amigos adolescentes que convencem uma espanhola de 28 anos em busca de liberdade a passar alguns dias viajando com eles.

No caminho, ambos aprendem com ela lições sobre sexo e amadurecimento. Ela transa com os dois, e o pano de fundo é o próprio México, com todas suas contradições e seus conflitos de classe. O erotismo suave do filme de Cuaron não chega a chocar, mas o mesmo não pode ser dito das cenas grosseiras de estupro e violência de "Bully", do diretor americano Larry Clark.

A história verídica do assassinato de um rapaz de 20 anos por seu melhor amigo não poupa nada nem ninguém.

Seus protagonistas, adolescentes entediados de classe média, transam, usam drogas, se prostituem e planejam o assassinato sem se preocupar com as consenquências.

Clark, ele próprio pai de dois filhos adolescentes, no seu ponto de vista, perdeu todos seus valores morais.

No filme sul-coreano "Soochwieen Boolmyung" (Endereço Desconhecido), a violência de uma sociedade ainda marcada pela Guerra da Coréia lança uma sombra sobre a vida de seus protagonistas infelizes.

"Na minha visão, a sociedade coreana no ano 2001 ainda fervilha de raiva e crueldade, a ponto de estar prestes a explodir'', disse o diretor Kim Ki-duk, ao apresentar seu filme. Ele chocou Veneza no ano passado com "A Ilha", no qual amor, estupro e violência criavam uma mistura inquietante.

O público que tiver estômago fraco terá um momento de alívio nesta sexta-feira, com a exibição do drama indiano irônico "Monsoon Wedding" no festival de cinema mais antigo do mundo.

Leia também:

  • Diretor de "Kids" volta em Veneza com jovens desajustados
  • Elizabeth Taylor promove festa em Veneza para combater a Aids
  • Ator australiano David Wenham gosta de ser "cigano do cinema"
  • Festival de Veneza terá 41 filmes em competição
  • Cineasta francês Eric Rohmer recebe Leão de Ouro de Veneza
  • Filme de Walter Salles concorre ao Leão de Ouro em Veneza
  • Festival de Veneza anuncia seleção
  • Festival de Cinema de Veneza terá Leão de Ouro e Leão do Ano
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca