Reuters
31/08/2001 - 19h43

Ator australiano David Wenham gosta de ser "cigano do cinema"

da Reuters, em Veneza

Esqueça as grandes produções de Hollywood. O ator australiano David Wenham gosta mesmo é de percorrer o mundo como "cigano do cinema", à procura de papéis diferentes que sejam desafios para ele.

E 2001 pode ser o ano do grande sucesso internacional para este ator de 35 anos, natural de Sydney, que foi a Veneza para a estréia do faroeste balcânico "Dust'', que ele protagoniza ao lado de Joseph Fiennes, astro de "Shakespeare Apaixonado".

Juntem-se a isso suas atuações em "Moulin Rouge" e "O Senhor dos Anéis", e tudo indica que seu rosto pode vir a cobrir cartazes em todo o mundo no futuro.

Mas Hollywood não é o Cálice Sagrado para o ator reflexivo, que aprendeu a trabalhar no teatro e na televisão australianos.

"As grandes produções feitas apenas para ganhar dinheiro, sem qualquer preocupação com direção artística, não me atraem em nada", disse ele a jornalistas na quinta-feira, depois da estréia de "Dust" no Festival de Cinema de Veneza.

"Se isso significa que vou levar uma vida muito frugal e não ganhar muito dinheiro, assim seja. Mas pelo menos serei muito feliz."

"Não tenho ressentimentos em relação a Hollywood. Onde eu vivo, em Sydney, temos o maior estúdio de som fora de Hollywood, e isso é bom. Garante muito trabalho. Mas sempre existe a preocupação com o domínio de Hollywood sobre o entretenimento mundial."

A Austrália desenvolveu um cinema muito próprio na década de 1970 e cativou o público mundial, mas Wenham disse que, hoje, os australianos se criticam demais.

"É estranho. O cinema australiano é mais apreciado pela crítica no exterior do que em nosso próprio país", explicou.

Leia também:

  • Diretor de "Kids" volta em Veneza com jovens desajustados
  • Elizabeth Taylor promove festa em Veneza para combater a Aids
  • Sexo, violência e adolescência são destaques de filmes em Veneza
  • Festival de Veneza terá 41 filmes em competição
  • Cineasta francês Eric Rohmer recebe Leão de Ouro de Veneza
  • Filme de Walter Salles concorre ao Leão de Ouro em Veneza
  • Festival de Veneza anuncia seleção
  • Festival de Cinema de Veneza terá Leão de Ouro e Leão do Ano


  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca