Reuters
03/09/2001 - 15h08

Comer chocolate faz bem para o coração, revela estudo

da Reuters, em Glasgow (Escócia)

Há boas notícias para os chocólatras. O prazer de milhões de pessoas não é somente delicioso, é também saudável, informaram hoje pesquisadores norte-americanos.

O chocolate contém substâncias chamadas de flavonóides, que podem ajudar a manter o coração saudável, uma boa circulação e ainda reduzir a coagulação sanguínea, que pode causar ataques cardíacos e infartos.

"Cada vez mais estamos encontrando evidências de que o consumo de chocolate, que é rico em flavonóides, pode ter efeitos cardiovasculares positivos", disse Karl Keen, nutricionista da Universidade da Califórnia, durante uma entrevista coletiva.

"Nós observamos não só um aumento da capacidade antioxidante após o consumo de chocolate, mas também variação de certos componentes que afetam as veias."

Os flavonóides no chocolate são derivados do cacau, que é rico nessa substância. A pesquisa demonstrou que uma pequena barra de chocolate preto contém tantos flavonóides como seis maçãs, quatro xícaras e meia de chá, 28 taças de vinho branco e dois copos de vinho tinto.

No entanto, existe variação nos níveis de flavonóides em produtos derivados do cacau e do chocolate, dependendo do processo de produção, durante o qual muitos flavonóides são destruídos.

"Todos os chocolates não são feitos do mesmo modo, em relação ao conteúdo de flavonóides", destacou o médico Harold Schmitz.

Os flavonóides podem diminuir a propensão de doenças cardiovasculares, a causa número um de mortes em países industrializados, diminuindo a agregação das plaquetas, que provocam o entupimento de veias e artérias.

A ativação da plaqueta é considerada um importante fator de risco na coagulação.

Keen e sua equipe mediram o impacto do chocolate nas plaquetas sanguíneas em 25 voluntários. Eles apresentaram as descobertas em um conferência da Associação Britânica para o Avanço da Ciência, em Glasgow.

Os pesquisadores coletaram amostras de sangue de voluntários que comeram 25 gramas de chocolate com alto grau de flavonóides e de pessoas que comeram pão. O sangue foi retirado de todos os participantes entre duas e seis horas depois de terem ingerido os produtos, para medir a ativação das plaquetas.

Aqueles que comeram chocolate tiveram níveis menores de ativação das plaquetas, o que poderia prevenir a formação de coágulos, enquanto os consumidores de pão não mostraram alterações.

Keen disse que os resultados do estudo confirmam pesquisas anteriores que demostravam que o cacau age como uma aspirina de baixa dosagem, ajudando a reduzir a coagulação sanguínea.

"Esses resultados nos levam a acreditar que o chocolate pode contribuir com uma dieta saudável e bem-balanceada", acrescentou o pesquisador.

Mais de 300 cientistas estão apresentando estudos que abrangem genética e microbiologia para aquecimento global e cultivo orgânico, durante os cinco dias de conferência.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca