Reuters
03/09/2001 - 18h23

Cientistas transformam célula-tronco em hemácia

da Reuters

Cientistas norte-americanos pela primeira vez transformaram células-tronco embrionárias humanas em células sanguíneas, em um passo importante para a criação de suprimento de sangue para terapias médicas.

O estudo, feito na Universidade de Wisconsin (instituição que detém a patente sobre a grande maioria das linhagens de células-tronco humanas nos EUA), foi publicado na edição de hoje da revista da Academia Nacional de Ciências norte-americana, a "PNAS".

Segundo os pesquisadores, o feito irá ajudar os médicos a entender melhor como as células sanguíneas se desenvolvem e pode um dia fornecer métodos de produção artificial de sangue para transfusões e tratamentos.

"Existem terapias clínicas potenciais que podem ser desenvolvidas no futuro, mas é muito claro que estas terapias ainda vão levar muitos anos (para se concretizar)", disse o hematologista Dan Kaufman, principal autor do estudo.

As células-tronco embrionárias podem formar quase todos os tipos de células do corpo. Os especialistas acreditam que elas podem levar a tratamentos para diversas doenças graves. Atualmente, os cientistas estão apenas começando a aprender como transformar células-tronco embrionárias humanas em diversos tipos de células em laboratório.

Kaufman e sua equipe colocaram as células-tronco embrionárias humanas em um "alimentador" de células da medula óssea de camundongos que continha nutrientes para promover o desenvolvimento de células sanguíneas. As células foram acondicionadas em um meio contendo soro bovino fetal e formaram células sanguíneas primitivas, conhecidas como células progenitoras hematopoiéticas.

Quando expostas a outros fatores de crescimento, as células precursoras formaram colônias de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas idênticas àquelas produzidas de células da medula óssea adulta.

Um trabalho similar vem sendo feito com células-tronco embrionárias de camundongos.

Desenvolver células sanguíneas a partir de células-tronco pode algum dia ajudar a amenizar a escassez de sangue necessário para transfusões ou fornecer células para transplante de medula ou transfusão para pacientes com leucemia ou outros tipos de câncer, disse Kaufman.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca