Reuters
04/09/2001 - 17h11

União Européia busca apoio para estratégia em biotecnologia

da Reuters, em Bruxelas

Ao afirmar que uma nova estratégia coerente de biotecnologia é necessária para tornar a Europa líder mundial na área, a Comissão Européia solicitou comentários ao público sobre a questão hoje.

A comissão pretende divulgar uma iniciativa política ampla para o setor no final do ano.

"É de importância estratégica e de longo prazo que a Europa domine as tecnologias de nova fronteira, em particular as ciências da vida e biotecnologia, e utilize-as em benefício da sociedade", disse o presidente da comissão, Romano Prodi.

O grupo informou que necessita de uma iniciativa ampla para um setor que atinge saúde, agricultura, meio ambiente e produção de energia.

A consulta pública será feita na forma de questões publicadas no web site da comissão, solicitando comentários da indústria, grupos de consumidores e pessoas sobre questões que vão desde os alimentos geneticamente modificados até a pesquisa com células-tronco.

A comissão também vai organizar uma conferência em 27 e 28 de setembro para reunir as partes interessadas.

O grupo afirmou que a política poderia envolver os aspectos éticos, sociais e econômicos das tecnologias "fundamentais para a transição para uma economia baseada no conhecimento e sustentável".

"Ela deve nos ajudar a desenvolver esforços coerentes que atendam nossos objetivos e preocupações fundamentais. Queremos ouvir em particular as pessoas que tomam a decisão final -os cidadãos, consumidores e pacientes", disse Prodi em um comunicado.

A comissão pretende organizar um amplo consenso de como proceder em relação à chamada "revolução das ciências da vida e biotecnologia".

Suas propostas para a rotulagem de alimentos transgênicos, divulgadas em julho, prometem criar controles rígidos destes produtos mas têm sido acusadas de impraticáveis.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca