Reuters
05/09/2001 - 09h07

American Film Institute terá sua própria premiação do cinema

da Reuters, em Los Angeles

Os prêmios Oscar, Emmy e Tony estão próximos de dar as boas vindas à movimentada temporada de premiações do showbiz norte-americano.

O American Film Institute anunciou na terça-feira que vai produzir sua própria premiação do cinema e televisão em um especial de três horas que deve ir ao ar em janeiro.

Os prêmios AFI, que serão entregues no formato de um top 10 dos "filmes que mais se destacaram" no ano, vão se juntar a um grupo de cerimônias de premiação da indústria do entretenimento dos EUA que vão desde televisão à música latina.

"Americanos adoram seus filmes, e eles adoram seus cineastas", disse a diretora da AFI, Jean Picker Firstenberg, à Reuters sobre a decisão da instituição em diversificar os populares prêmios "100 anos", que celebraram os principais filmes e atores no final do século 20.

"Nós sentimos que poderíamos fornecer um almanaque anual nessa segunda edição, em vez de esperar os próximos 100 anos", disse a diretora.

A cerimônia de entrega dos prêmios AFI será transmitida nos EUA pela rede CBS no dia 5 de janeiro, antes dos Golden Globes, dos Directors Guild Awards, dos Screen Actors Guild Awards e dos Critics Choice Awards, todos considerados como aperitivos para a cerimônia de entrega dos Oscar, patrocinada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas do país em 24 de março.

A AFI, uma organização não-lucrativa fundada em 1967, é dedicada ao "avanço e preservação da arte da imagem em movimento" e a educar a próxima geração de cineastas.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca