Reuters
09/09/2001 - 16h38

Otan recolhe mais armas de guerrilheiros na Macedônia

da Reuters, em Brodec (Macedônia)

Rebeldes de etnia albanesa descarregaram hoje armas em um ponto de coleta da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos) na Macedônia, levando adiante o desarmamento previsto pelo plano de paz que promete mais direitos civis para a grande minoria albanesa no país.

Jornalistas levados por helicóptero da Otan até o povoado de Brodec, nas montanhas perto da fronteira da Macedônia com Kosovo, viram dezenas de fuzis automáticos, algumas metralhadoras, minas antitanque e milhares de cartuchos de munição sendo examinados e contados por soldados franceses.

Diferentemente de outros pontos de coleta da Otan abertos desde 27 de agosto, nos quais centenas de rebeldes fizeram filas para entregar suas armas, poucos guerrilheiros foram vistos em Brodec. As armas recebidas até o meio da tarde tinham chegado de caminhão ou carro.

Foi a quinta rodada de entrega de armas em uma investida de 30 dias visando desarmar voluntariamente os rebeldes do Exército de Libertação Nacional, em troca de emendas constitucionais a serem aprovadas pelo Parlamento macedônio para beneficiar a minoria albanesa no país.


Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca