Reuters
10/09/2001 - 16h56

ETA planejava ataques em encontro da UE

da Reuters, em Madri

O grupo separatista ETA planejava realizar ataques antes de um encontro da União Européia (UE) em Barcelona no próximo ano, de acordo com informações divulgadas hoje pelo ministro do Interior espanhol.

A polícia espanhola prendeu hoje um suspeito membro do ETA, aumentando para 24 o número de prisões de membros ou simpatizantes do grupo na cidade, nas últimas três semanas. A polícia disse ter apreendido documentos que revelavam detalhes dos alvos do grupo.

"Além dos alvos pessoais, eles tinham 250 quilos de explosivos que seriam usados para colocar carros-bomba e criar um clima de tensão", disse o ministro da Interior, Mariano Rajoy.

O ministro disse ainda que o desmantelamento de uma unidade de comando do ETA em Barcelona representava um golpe contra o grupo armado, "mas ele ainda continua sendo um importante grupo operativo e nós não devemos comemorar".

O ETA já mostrou anteriormente ser capaz de se recuperar de ações da polícia francesa e da espanhola e de voltar às suas operações rapidamente.

A Espanha assume a presidência da União Européia no primeiro semestre de 2002 e deverá ser anfitriã de dois encontros da UE _um em Barcelona, em março, e outro em Sevilha, em junho.

Desde que começou sua campanha por um Estado basco independente em 1968, o ETA foi responsabilizado pela morte de cerca de 800 pessoas. Trinta e cinco delas foram assumidas pelo grupo desde que um cessar-fogo foi rompido em 1999.

Leia mais no especial Espanha - País Basco
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca