Reuters
13/09/2001 - 18h36

Taleban pode entregar Bin Laden se sua participação for provada

da Reuters, em Londres

Uma estação de rádio do Taleban, monitorada pela BBC, noticiou hoje que autoridades do grupo afegão estava prontas para entregar Osama bin Laden a uma corte islâmica se os Estados Unidos conseguirem provar que ele foi o responsável pelos ataques terroristas da última terça-feira (11).

A BBC disse que a informação foi obtida da rádio Voice of Shari'ah, da Província Balkh, no Afeganistão.

Segundo a BBC, a rádio disse: "O Emirado Islâmico do Afeganistão realmente pediu à América que dê evidências claras e substanciais por que considera Osama responsável, e o Emirado Islâmico vai entregá-lo a uma das cortes islâmicas do mundo para que seja julgado".

O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, disse hoje que o dissidente nascido na Arábia Saudita Bin Laden era suspeito pelos ataques em Nova York e Washington que deixaram milhares de pessoas mortas e feridas.

A BBC informou ainda que a rádio afegã disse: "O EIA condena o ato (de terror) novamente e expressa sua simpatia pelo povo norte-americano...".

Disse ainda que o Afeganistão esperava que os Estados Unidos não empregassem "medidas irreparáveis antes de descobrir os fatos". Autoridades do Taleban, que domina boa parte do Afeganistão, têm afirmado não acreditar que Bin Laden esteja envolvido nos ataques.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca