Reuters
14/09/2001 - 13h26

Ataques aos EUA prejudicam empresas de viagens on-line

da Reuters, em Seattle (EUA)

Os atentados aos EUA causaram problemas também para as empresas de viagens e turismo on-line, que lutam para informar seus clientes preocupados com a interrupção dos vôos para o país.

O Orbitz —site mantido pelas cinco maiores companhias aéreas— teve queda drástica de sua visitação desde os ataques de terça-feira, quando as autoridades decidiram fechar todos os aeroportos dos EUA.

Segundo as empresas de viagens on-line, o acidente fez aumentar muito o número de telefonemas ao mesmo tempo em que derrubou a visitação aos sites.

"As pessoas tem uma quantidade enorme de perguntas. Infelizmente isso está causando uma espera maior até no atendimento. Estamos trabalhando com todo nosso pessoal para atendê-las", afirmou Stacey Spencer, porta-voz da Orbitz.

Tanto o Orbitz como o Expedia e o Travelocity disseram que estão concentrando esforços em ajudar os clientes dos vôos que foram alterados desde os atentados.

"Estamos tentando primeiro acomodar os passageiros que tinham planos imediatos de viagem", afirmou Paul Hollie, porta-voz do Expedia.

O setor de turismo on-line ainda é pequeno, mas vem crescendo rapidamente. As empresas do setor não sabem dizer qual o prejuízo, mas as companhias aéreas já disseram que baterão o recorde de perdas.

Umas das decisões da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês), que afetará diretamente o negócio on-line, é a exigência de apresentação de cópia das passagens compradas na internet. Anteriormente, o embarque era permitido apenas com apresentação de identidade.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais notícias de Informática on-line

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca