Reuters
14/09/2001 - 23h16

Cazaquistão aumenta segurança na fronteira com Afeganistão

da Reuters, em Washington

Um representante do governo do Cazaquistão disse hoje nos Estados Unidos que seu país vai reforçar a segurança da fronteira com o Afeganistão, após os ataques cometidos contra os EUA esta semana.

"Nós discutimos segurança regional, em particular o reforço das fronteiras do sul do Cazaquistão", disse o conselheiro do presidente Nursultan Nazarbayev para Segurança Nacional, Altymbek Sarsenbayev.

A atitude foi mais um sinal do aumento dos esforços internacionais mobilizados pelos Estados Unidos para responder a um ataque coordenado que atingiu o World Trade Center e parte do Pentágono, na terça-feira, e que o presidente George W. Bush considerou como "ato de guerra".

O assessor do Cazaquistão disse que os Estados Unidos devem ajudar injetando mais recursos em um programa de aumento da segurança e redução do tráfico de drogas na região.

O dissidente saudita Osama bin Laden, que estaria abrigado no Afeganistão, é o suposto mentor dos ataques que destruíram o WTC e parte do Pentágono e que causaram milhares de mortos, segundo autoridades norte-americanas.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca