Reuters
16/09/2001 - 10h02

Líder do Taleban convoca reunião sobre defesa

da Reuters, em Cabul (Afeganistão)

O líder espiritual da milícia Taleban, que controla 90% do território do Afeganistão, Mohammad Omar, convocou hoje uma reunião urgente para discutir a defesa do país.

"Sobre um possível ataque pela América contra o sagrado solo de Afeganistão, os governantes devem vir a Cabul para tomar uma decisão 'sharia' (lei islâmica)", disse Omar em um comunicado divulgado pela rádio Taleban "A Voz do Shariat".

Seu chamado coincide com crescente isolamento do Afeganistão, após a saída de praticamente todos os estrageiros que continuavam na capital, motivada pelo temor de um ataque dos Estados Unidos contra o dissidente saudita Osama bin Laden _suspeito pelos ataques aéreos que destruíram o World Trade Center e atingiram o Pentágono na terça-feira.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que tem se mantido em seus postos mesmo nos piores conflitos bélicos da história contemporânea, liberou seus empregados estrangeiros que ainda permaneciam no Afeganistão, depois que o Taleban disse que não poderia garantir sua segurança.

Milhares de afegãos fogem da capital, enquanto o Taleban pede aos muçulmanos que lutem contra uma agressão norte-americana e ameaçando atacar qualquer país vizinho que venha a apoiar Washington.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca