Microsoft quer ampliar sua presença em internet na China
da Reuters, em Hong KongA Microsoft pretende ampliar sua presença na China a partir do próximo mês, quando lançará no país o MSN Explorer, sua fusão de navegador com portal.
"O MSN Explorer integra tudo: navegador, Hotmail (webmail gratuito da companhia), produtos de mensagem instantânea e o acesso à versão chinesa do portal MSN", afirmou Celia Chong Wu, gerente das operações da MSN na Ásia. A executiva explicou que o portal será hospedado nos EUA, portanto não terá o sufixo ".cn". O endereço será www.china.msn.com.
Chong não acredita que a Microsoft terá problemas legais com o portal, mesmo com a proibição chinesa de empresas estrangeiras produzirem conteúdo aos usuários do país. Apesar da proibição, vários sites internacionais são acessíveis e populares na China.
O governo de Pequim bloqueia esporadicamente alguns endereços com conteúdo considerado perigoso politicamente, como os sites da rede CNN e do jornal New York Times.
Segundo Chong, a versão chinesa da MSN será basicamente técnica no início, com informações sobre produtos da Microsoft. Não haverá notícias num primeiro momento.
A estratégia de internet da Microsoft no país será lançada junto com a nova versão do sistema operacional da companhia, o Windows XP.
Os planos da Microsoft diferem dos da AOL Time Warner, que fechou uma parceria direta de US$ 200 milhões com a Legend Holdings, maior fabricante chinesa de PCs. Pelo acordo, a AOL dará apoio técnico ao portal da Legend e uma intervenção maior assim que as leis forem afrouxadas.
De acordo com Steve Yap, diretor da Iamasia, empresa que mede audiência na Web na Ásia, a China é um dos poucos grandes mercados onde os sites da Microsoft (e outros endereços internacionais) não estão entre os mais visitados.
O mercado local é dominado por portais chineses como Sina.com, Sohu.com e NetEase.
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