Reuters
17/09/2001 - 14h48

ONU pede que Irã e Paquistão permitam entrada de afegãos

da Reuters, em Nova Déli (Índia)

Uma autoridade do alto escalão da ONU (Organização das Nações Unidas) na Índia pediu hoje que o Paquistão e o Irã deixem que imigrantes do Afeganistão entrem em seus países, caso os Estados Unidos ataquem o Afeganistão, cuja maior parte é controlada pelo Taleban.

"Mesmo que esses países fechem suas fronteiras por medida de segurança ou outras finalidades, deveria haver flexibilidade suficiente para permitir àqueles que realmente buscam asilo, que fogem de um conflito generalizado, que possam entrar", disse Augustine Mahiga, chefe da missão indiana para o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

O Acnur relatou que milhares de afegãos têm se deslocado em direção às fronteiras com o Paquistão e o Irã, em meio ao temor de que os Estados Unidos façam uma "poderosa guerra" na terra que abriga Osama bin Laden, principal suspeito pelos ataques aos EUA na semana passada.

"É o dever da comunidade internacional ajudar os países vizinhos (ao Afeganistão) a lidar com o problema dos refugiados afegãos e da reabilitação daqueles que realmente buscam asilo", disse.

O Irã, que divide uma fronteira de 900 km com o Afeganistão, já fechou suas entradas. Atualmente, o país abriga 1,5 milhão de refugiados afegãos.

Autoridades dos EUA pediram ao Paquistão para fechar sua fronteira de 1.400 quilômetros com o Afeganistão. O Paquistão já recebeu mais de 2 milhões de refugiados afegãos.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca