Reuters
18/09/2001 - 11h09

Jornais publicam condições do Taleban para entregar Bin Laden

da Reuters, em Islamabad (Paquistão)

Os jornais paquistaneses "Nation" e "Jang" informaram hoje que o Taleban apresentou condições para entregar o terrorista saudita Osama bin Laden aos EUA. Uma delas seria que ele fosse julgado em um país islâmico neutro. Os relatos da imprensa não foram confirmados oficialmente.

Os termos teriam sido apresentados em conversas realizadas ontem entre autoridades do alto escalão do Paquistão - que estão no Afeganistão em missão diplomática - e o mulá Mohammad Omar, líder supremo do Taleban, publicaram os jornais.

Outras condições impostas pelo mulá Omar incluiriam a suspensão das sanções das Nações Unidas ao governo do Taleban, que é reconhecido por apenas três países, assim como a assistência econômica ao Afeganistão, que foi devastado por guerras. A suspensão da ajuda estrangeira e de suplementos militar ao grupo de oposição no país, a Aliança do Norte, também faria parte das condições apresentadas.

Uma autoridade da embaixada afegã em Islamabad (capital do Paquistão) disse que não sabia nada sobre quaisquer condições estabelecidas ontem em Kandahar, local de forte presença do Taleban.

"Com garantias de um julgamento justo, o Taleban pode estar pronto para entregar Osama para um país islâmico neutro ou para a Organização da Conferência Islâmica (OCI)", diz o "Jang", citando fonte que preferiu não se identificar.

Osama bin Laden, principal suspeito dos ataques que destruíram o World Trade Center (Nova York) e parte do Pentágono (Washington), afirmou, em um comunicado escrito, que não tem participação nos atentados ocorridos há uma semana.

Foram confirmadas até o momento 487 mortes e mais de 5.000 pessoas estão desaparecidas por causa dos ataques contra os EUA.

Leia mais

  • Taleban convoca afegãos para guerra santa
  • 62 países têm mortos ou desaparecidos nos EUA
  • Bush quer Bin Laden "vivo ou morto"
  • Arafat pede que palestinos não atirem nem em defesa própria
  • Líder do Taleban seria sogro e genro de Osama bin Laden


    Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca