Reuters
18/09/2001 - 23h27

Bush assina norma que autoriza uso da força contra terroristas

da Reuters, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assinou hoje uma resolução do Congresso de seu país que o autoriza a lançar uma ação militar contra os responsáveis pelos ataques que destruíram o World Trade Center e o Pentágono na semana passada.

Bush disse que ele está "comprometido de maneira inalterável com uma direta, rigorosa e ampla resposta" aos ataques de terça-feira passada que deixaram pelo menos 6 mil mortos ou desaparecidos.

O presidente norte-americano também assinou um pacote de US$ 40 bilhões destinado a cobrir os custos com a investigação dos responsáveis pelos ataques e gastos com as operações de resgate nos escombros dos edifícios.

Bush agradeceu ao Congresso por dar a ele poder para lançar uma guerra contra "terroristas" e prometeu consultar a casa enquanto desenha a estratégia norte-americana para a resposta aos ataques.

"Aqueles que planejaram, autorizaram, executaram, ou ajudaram os ataques terroristas contra os Estados Unidos e seus interesses _incluindo aqueles que protegem os terroristas_, ameaçam a segurança nacional dos Estados Unidos", disse Bush em pronunciamento.

"É necessário e apropriado, portanto, que os Estados Unidos exerçam seu direito de defender a si mesmo e de proteger os cidadãos norte-americanos dentro e fora do país."

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca